Todos contra o Bullying

Olá,
Sejam bem vindos ao nosso blog. Ele foi criado com o intuito de ajudar a combater a prática de bullying nas escolas e sociedades em geral. Contamos com a participação de todos vocês para combater este mal que tem prejudicado o desenvolvimento de nossas crianças. Fiquem a vontade para comentar e deixar sugestões sempre que quiserem!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bullying - Quais as consequências para o desenvolvimento das crianças e dos jovens?

Responder a esta indagação, falando somente da criança, ficaria de certa forma, uma resposta incorreta e incoerente, por ser tratar de um processo que ultrapassam limites de idade e também de ambiente. Portanto, temos que analisar as consequências, em diversos ambientes escolares e sociais.

Uma afirmativa sobre o bullying é que não há intervenção, que o impeça de contaminar o ambiente escolar, fazendo que tanto jovens e crianças, sem exceção sejam afetados negativamente, gerando sentimentos de ansiedade, medo, empobrecimento de sua auto-estima.

As consequências futuras podem ser de grandes proporções tais como: doenças emocionais ou físicas devido ao estresse a que estão expostos diariamente e continuam com a depressão, síndrome do pânico, gastrites e distúrbios alimentares, todas as consequências citadas são diagnosticadas naqueles que são vitimas de bullying. As principais consequências do bullying no meio escolar são:

ü  Ansiedade e medo; níveis elevados de evasão escolar;

ü  Alta rotatividade no quadro de pessoal

ü  Desrespeito pelos professores e agressões

ü  Grande número de faltas por motivos menores;



Na vida adulta, as vítimas de bullying também manifestam seus sentimentos negativos, os relacionamentos são problemáticos e até mesmo agressividades no meio onde vivem tudo impregnado em sua personalidade são verdadeiros traumas sofridos durante o período escolar. Gerando outras consequências no meio social como:

ü  Pesadelos

ü  Dificuldades de relacionamentos interpessoais

ü  Mudanças de humor súbitas

ü  Ataques de pânico sem motivo

ü  Rejeição

ü  Auto-mutilação

ü  Stress

ü  Suicídio



Concluindo: Aprendizagem é um processo difícil que deve promover a apreensão dos fatos, do conhecimento e da possibilidade de ser feliz e essa vivência traumática não deveria fazer parte do convívio escolar.

Fonte Pesquisada: webartigos.com

Um comentário: